Pomodoro: Uma Técnica Para Gerenciamento de Tempo

Pomodoro: Uma Técnica Para Gerenciamento de Tempo

Tempo é um dos recursos mais valiosos da atualidade. A má gestão de tempo pode acarretar em problemas significativos no dia-a-dia como atrasos de entrega, adiantamento de tarefas e até mesmo falta de foco. Por isso, há quem diga que precisa de um dia com 30 horas para fazer tudo, mas será que essa é a unica maneira?

Pomodoro

Uma das formas de gerenciamento de tempo é com a técnica Pomodoro. Ela foi criada em 1980 por um italiano que utilizou um cronômetro de cozinha no formato de um tomate para gerenciar seu tempo, por isso o nomo Pomodoro, que em português significa tomate.

Para realizá-la você precisa de um cronômetro e uma lista com todas as coisas que você precisa fazer no dia. Recomendo que essa lista seja feita no final do dia anterior a fim de manter o foco. Com esses materiais o próximo passo é dividir o seu tempo de trabalho em períodos de 25 minutos, escolher uma, e começar. A ideia é que você trabalhe 25 minutos nessa tarefa sem nenhuma interrupção.

Você deve estar se perguntando, Por que 25 minutos? Esse tempo é baseado na escala do cronômetro em forma de tomate utilizado pelo italiano. Como ele criou o método ele também estabeleceu o tempo.

Após esse período de 25 minutos, pare de fazer essa tarefa e marque o status dela na sua lista, caso não tenha terminado coloque uma porcentagem de quanto trabalho já foi feito, faça um breve intervalo de no máximo 5 minutos (esse intervalo requer que você faça qualquer coisa que não se relacione com as tarefas), depois retorne e continue na tarefa ou comece outra dependendo do status.

Técnica pomodoro

Além disso, a cada 4 ciclos, faça uma pausa de 15 a 30 minutos, pois o cérebro precisa de oxigenação e também lhe dará um aumento de agilidade. O objetivo desse processo é diminuir a ansiedade e procrastinação, aumentando o foco e concentração nas tarefas e ao mesmo tempo gerenciando seu tempo da melhor maneira.

Interessante certo? A dica é: esse é o método clássico, mas nada te impede de adaptar conforme for melhor para você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *